Festival do Rio
DE 26 DE SETEMBRO A 10 DE OUTUBRO

 

PROGRAMA VÍDEO FÓRUM 2013

REGULAMENTO

1) Os trabalhos devem ser totalmente produzidos por crianças e adolescentes.

2) Estão aptos a participar não universitários com idade até 18 anos, que estejam comprovadamente matriculados na escola ou participando de projeto educativo.

3) Serão aceitos somente trabalhos realizados a partir de 2012, cujos autores, por ocasião da produção, comprovadamente, atendam o item 2.

4) Os vídeos devem ter duração máxima de 13 minutos, incluindo créditos.

5) Os filmes podem ser realizados em qualquer formato, porém, a inscrição para seleção deverá ser efetuada mediante o envio de uma cópia em Mini-DV. Caso seu projeto ou escola não trabalhem com essa mídia, aceitaremos DVD em alta resolução ou pen drive (AVI).

5.1) Cópias de trabalho
Para a seleção serão aceitas até sexta feira, dia 16 de agosto, links na internet, cópias de trabalho (ainda não finalizadas) em Mini-DV ou em DVD de filmes brasileiros, e até 9 de agosto para filmes estrangeiros. Os links na internet deverão ser enviados em e-mail específico para mostrageracao@festivaldorio.com.br.
Porém, se o filme for selecionado, esta cópia de trabalho deverá ser trocada por uma cópia final em DVD em alta resolução ou pen drive (AVI), impreterivelmente até o dia 6 de setembro. Do contrário a inscrição será automaticamente invalidada.

6) Todos os trabalhos selecionados serão adequados, pela produção da Mostra, para projeção em Mini-DV ou AVI. Portanto, para evitar uma eventual perda na qualidade de exibição do(s) seus(s) filme(s), prefira enviá-lo(s) em Mini-DV ou em alta resolução (AVI) no ato da inscrição.

7) Cada jovem realizador ou grupo produtor poderá inscrever no máximo 5 (cinco) trabalhos. Para cada trabalho, deve ser preenchida uma ficha de inscrição distinta. Por exemplo: Se você inscrever 3 (três) filmes, preencha 3 (três) fichas (uma para cada trabalho)

7.1) Excedente por Instituição
Instituições muito grandes ou que possuam mais de uma unidade, deverão se comunicar, pois o total de inscrições permitidas vale para todas as suas turmas de todas as suas unidades em um mesmo Estado. A quantidade excedente ao permitido pelo regulamento será eliminada. Nesse caso, terão prioridade os 5 (cinco) primeiros filmes inscritos e entregues em conformidade com este regulamento. Por exemplo: Se uma determinada escola tem duas ou mais unidades em um mesmo Estado, recomendamos que os produtores entrem em acordo, a fim de que todas as unidades possam participar.

8) A inscrição dos trabalhos pode ser realizada:

a) Através das Instituições Produtoras (Escolas, ONGs ou Projetos Educativos), com a ficha de inscrição assinada por seus representantes legais.

a.1) Nesse caso, a produtora (Escola/ONG/Projeto) deverá enviar uma declaração de matrícula escolar* ou de vínculo ao projeto educativo para todos os participantes (menores ou não) do trabalho que se quer inscrever. Esta declaração poderá ser individual ou coletiva.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR MODELO DE DECLARAÇÃO

b) Pelos próprios realizadores, em caso de trabalhos independentes. Os menores inscritos deverão apresentar a declaração de matrícula, além da assinatura do responsável legal na ficha de inscrição.

8.1) Deverá haver uma declaração de matrícula escolar ou de vínculo a projeto educativo (coletiva ou individual) para cada trabalho inscrito.

9) Não serão aceitos trabalhos que já foram inscritos em edições anteriores da Mostra Geração, mesmo os que não foram selecionados.

9.1) É fundamental que o grupo produtor apresente seu trabalho no Vídeo Fórum. Isso posto, cada grupo produtor deverá se responsabilizar pela presença dos jovens realizadores no dia da exibição de seus filmes.

10) A participação no Programa Vídeo Fórum – Mostra Geração 2013, supõe a aceitação das seguintes bases:

a) O Festival do Rio não se responsabiliza por questões relativas ao direito autoral e direitos de uso de voz, imagem, trilha sonora ou locação no conteúdo dos trabalhos inscritos.

b) Os participantes cedem, automaticamente, à Mostra Geração/Festival do Rio os direitos de transmissão total ou parcial do material enviado para divulgação da Mostra Geração nos distintos circuitos culturais não comerciais; em televisão aberta e/ou paga, cinema, internet ou qualquer outro meio de comunicação existente e que venha a existir, sem limite de quantidade de reproduções.

c) Os participantes autorizam, automaticamente, a reprodução / copiagem, integral ou parcial, de seus trabalhos na coletânea dos selecionados para a edição 2013 do Programa Vídeo Fórum. A coletânea, por sua vez, será produzida pela Mostra Geração/ Festival do Rio; sem fins lucrativos e/ou comerciais; com venda proibida, a ser distribuída apenas aos participantes do Vídeo Fórum 2013, à organização do Festival do Rio, seus patrocinadores e apoiadores.

d) Os casos omissos nesse regulamento serão decididos pela curadoria da Mostra.

e) A Curadoria da Mostra Geração é formada por profissionais altamente qualificados, reconhecidos nacional e internacionalmente, por atuarem há mais de 30 anos na área de Cinema e Educação e no mercado audiovisual, por todos respeitada e tida pelos organizadores do Festival do Rio 2013 como soberana, portanto, inquestionável.

12) Consideramos uma inscrição válida quando a recebemos até a data limite 16/ago para filmes brasileiros e 9/ago para filmes estrangeiros, com todos os itens abaixo descritos:

a) A ficha de inscrição impressa e assinada pelo responsável legal, conforme item 8 deste regulamento.

b) A declaração de matrícula ou de vínculo com projeto educativo por ocasião da produção do filme inscrito, feita em papel timbrado e devidamente assinada pelo responsável da escola ou projeto educativo, com os nomes e idades de toda a equipe.

13) A cópia do trabalho inscrito preferencialmente em Mini-DV; ou DVD em alta resolução, ou ainda em pen drive (AVI). Caso seu projeto ou escola não trabalhe com essas mídias, aceitaremos um DVD como cópia do trabalho.

13.1) Mas ATENÇÃO: caso o filme seja selecionado será necessário trocar o material enviado por um finalizado em Mini-DV ou DVD em alta resolução, ou ainda em pen drive (AVI), até o dia 6/set.

SOLICITAMOS QUE OS GRUPOS PRODUTORES ENVIEM FOTOS E/OU MAKING OF DAS PRODUÇÕES PARA DIVULGAÇÃO.

 

DICAS

Certifique-se de que preencheu a ficha de inscrição corretamente.

Lembre-se de que ela precisa ser impressa e assinada (preencha o formulário on line),

clique "ENVIAR",

imprima a ficha de inscrição

e só depois clique em "CONFIRMAR".

Verifique se a cópia do filme que está enviando tem até 13min., incluindo os créditos, e se áudio e imagem estão de acordo com o original.

A declaração de matrícula está com timbre da escola ou do projeto?

Menciona nomes completos de toda a equipe envolvida com as respectivas idades por ocasião da filmagem? Está devidamente assinada?

Ainda está dentro do prazo para enviar?

Então está tudo pronto!

Envie para:
MOSTRA GERAÇÃO / FESTIVAL DO RIO 2013
Programa Vídeo Fórum
A/c: Felicia Krumholz e/ou Bete Bullara
Rua Teresa Guimarães, 70 – Botafogo
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22280-050

Boa Sorte!!!!

Data Limite para inscrição para filmes brasileiros em qualquer formato especificado neste regulamento ou estrangeiros enviados por link da internet: 16/ago

Data limite para inscrição de filmes estrangeiros: 9/ago

Divulgação do resultado da seleção: 27/ago

Data limite para troca da cópia de trabalho: 6/set

Para mais informações escreva para: videoforum@festivaldorio.com.br, ou mostrageracao@gmail.com, ou ainda entre em contato pelo fone/fax: (0xx21) 3035-7101 / 2539-6142 ou ainda 2579-0352.